arquivo público, 2022

arquivo público é um projeto de pesquisa proposto pela artista visual itajaiense sarah uriarte, que tem como eixo principal a discussão sobre performance a partir do campo das artes visuais, e as relações entre fotografia e performance, corpo e arquitetura, espaço público e privado, corpo público e privado e práticas de arquivo, em diálogo entre seis mulheres artistas da cidade de itajaí, sc.
com o objetivo de construir um espaço de discussão sobre performance na produção contemporânea de itajaí, o projeto foi desenvolvido no formato de encontros de processos e discussão teórica e artística entre as artistas bill, lídia abreu, mariana feitosa, pietra garcia, romy huber e sarah uriarte, que atuam nas artes visuais, audiovisual, dança, teatro e literatura. ao longo de todo o ano de 2022 foram realizados 18 encontros, nos formatos online, presencial e de visita a espaços públicos da cidade, como o centro de documentação e memória histórica e o museu histórico de itajaí.
cada artista desenvolveu uma ação individual, disponíveis aqui, e apresentadas em abertura de processos. ainda, o projeto contempla um caderno de processos e uma publicação digital de distribuição gratuita, a serem disponibilizados no site no mês de novembro de 2022.
–
abertura de processos
artistas
bill or
lídia abreu
mariana feitosa
pietra garcia
romy huber
sarah uriarte
caderno de processos
publicação
–
arquivo público tem patrocínio da prefeitura de itajaí e fundação cultural de itajaí através da lei municipal de incentivo à cultura 2021 com renúncia fiscal da unimed litoral. conta com produção executiva de andréa rosa e assessoria de imprensa de camila gonçalves.
arquivo público é um projeto selecionado pelo prêmio elisabete anderle de apoio à cultura – edição 2021, executado com recursos do governo do estado de santa catarina, por meio da fundação catarinense da cultura.
