entre être, 2018
05/12/2018 a 18/01/2019
memorial meyer filho, florianópolis, sc
exposição do prêmio aliança francesa de arte contemporânea
esta exposição se configura como um entre, um percurso dos trabalhos desenvolvidos até aqui na iminência da residência artística contemplada no prêmio af de arte contemporânea, acontecendo na cité internationale des arts de paris. um ponto entre ser e estar, lugares que o português traz em verbos diferentes para falar de questões existenciais e descrever situações momentâneas, respectivamente, e que o francês reúne em um só verbo, être.
os trabalhos escolhidos evidenciam pontos fundamentais para minha pesquisa nos últimos anos. relações, diálogos e tensões entre fotografia e performance; corpo e espaço, espaço público e privado, corpo público e privado; construção de identidade e o próprio entender-se mulher no mundo, a partir do feminismo.
ao pensar a residência artística em outro país quando nunca pareceu tão importante permanecer aqui, me deparo com dois questionamentos. primeiro a própria barreira da língua, de como pensar trabalhos em diálogo com contexto e linguagem que não me são familiares. o segundo e talvez mais importante: o que eu tenho para dizer sobre ser e estar diante de tudo isso?

















